abril 06, 2006

Opinião: Antevisão da 28ª Jornada por José Abel Pinto

Agora que até os benfiquistas caíram na realidade e reconhecem que um imenso oceano de classe separa a equipa encarnada de um clube como o Barcelona, agora que os amantes das equipas de futebol regional já se cansaram de ver as fracas exibições do Nacional nesta 2ª volta e as paupérrimas apresentações do Marítimo ao longo de todo o campeonato, este é o momento em que de novo todas as atenções dos desportistas se devem voltar para a modalidade mais viva, mais pujante e mais emocionante do Desporto madeirense, o Futsal, e o seu respectivo campeonato regional, que, apesar de já ter o 1º lugar reservado, possui muitos factores de interesse na luta pelos restantes lugares do pódio e pela permanência na I divisão.
O líder SPORTING DO PORTO SANTO recebe o SÂO VICENTE que acaba de ir à Cancela causar sensação ao empatar com o Marítimo a 4 golos. Este resultado deve vacinar os porto-santenses contra os perigos da desvalorização do adversário, que muitas vezes apresenta um surpreendente espírito de luta. Os líderes irão apresentar-se, segundo consta, sem alguns dos jogadores mais utilizados, mas a qualidade do seu plantel não justifica temores acrescidos. Não acreditamos que seja em sua casa que o Sporting do Porto Santo vacile. O jogo realiza-se Domingo, 9/4, pelas 14 horas.
Os jogos CÂMARA DE LOBOS-ESTREITO e FRANCISCO FRANCO-MARÍTIMO foram adiados para, respectivamente, 19 de Abril, pelas 20h 30m no Pavilhão de Câmara de Lobos, e 10 de Maio, pelas 21h no nóvel Pavilhão do Marítimo. Para esses jogos, Câmara de Lobos e Marítimo são claramente favoritos, embora o Estreito possa causar alguns problemas, como já provocaram ao Amigos Futsal e ao 1º de Maio. No entanto, parece que o melhor momento do Estreito parece ter passado, com a equipa a acusar a ausência do seu melhor jogador.
No Pavilhão da Camacha, Sábado, 8/4, pelas 18h30m, o UNIÃO defronta o AMIGOS FUTSAL, num jogo em que o conjunto de vermelho e negro é favorito. O Amigos acaba de perder com o Sporting do Porto Santo por 3-2, mas a exibição da equipa dá garantias para o resto da prova. Só precisa de manter a mesma concentração para bater o União. A equipa azul e amarela acaba de obter um boa quanto difícil vitória sobre o Jardim da Serra, por 5-4, e há-de querer aproveitar essa motivação extra para tentar contrariar a qualidade de jogo dos opositores. Se o União conseguir manter o ritmo de jogo lento, para acelerar nas suas costumeiras diagonais, pode sonhar com a surpresa em que não acreditamos.
No mesmo pavilhão, pelas 20h. 30m., os HORÁRIOS DO FUNCHAL recebem o CANICENSE e tudo farão para não perder pontos inesperadamente, agora que recuperaram o 10º lugar na classificação. Qualquer ponto perdido contra equipas do nível do Canicense poderá ser fatal agora que se entrou na recta final do campeonato. O Canicense, porém, tem jogadores rápidos e poderão surpreender. Não acreditamoos, apesar disso, que a experiência dos Horários e a classe de Lino e de Gomes seja vencida por uma equipa que promete em determinadas fases dos jogos, mas acaba por ceder.
No Pavilhão da Cancela, pelas 17 horas, o 1º de MAIO recebe o SANTANENSE naquele que prevemos seja um dos melhores jogos da jornada. Ainda que atribuamos um ligeiro favoritismo à equipa do Palheiro Ferreiro, julgamos que o adiamento do jogo do final de semana passado lhe trará mais consequências negativas que positivas ao nível do ritmo de jogo, principalmente porque defronta uma equipa que trabalha muito colectivamente. Um dos aspectos a considerar neste jogo diz respeito ao confronto entre a velocidade e a leveza do 1º de Maio, contra a consistência e o peso do Santanense. Pensamos que nesta fase tão adiantada da composição, a constituição física das equipas pode condicionar alguns jogos. Por isso, não é de colocar de lado a hipótese de um empate neste jogo.
Na Cancela, pelas 19 horas, a AAUMA tem uma boa oportunidade de conseguir a 2ª vitória na prova, porque recebe o JARDIM DA SERRA. Estamos crentes em que a equipa do Jardim apostará no ataque constante mas desorganizado e irá permitir alguns contra-ataques. Se a AAUMA não vacilar no seu reduto defensivo - e aqui reside a grande dificuldade deste jogo: o guarda redes da AAUMA é muito baixo e terá dificuldades para evitar o constante jogo para a cabeça do pivot do Jardim - poderá fazer valer, na contabilidade do jogo, alguns golos que por certo obterá. Apesar do que afirmámos, a maior percentagem nas hipóteses de vitória pende para o Jardim da Serra.
No Pavilhão de Santana, pelas 20 horas, o SÃO ROQUE DO FAIAL recebe a CAMACHA no jogo em que mais predominará a emoção. O São Roque parte para o jogo com algum favoritismo mas a Camacha encarará o desafio com a importância devida, já que a perda de pontos poderá proporcionar aos Horários uma vantagem pontual muito difícil de ser recuperada. Ao jogo mais organizado da equipa da casa responderá a Camacha com a velocidade de jogadores como Diniz e Celso, que são letais no contra-ataque. Se o jovem guarda-redes estiver ao seu melhor nível, o São Roque terá muitas dificuldades para facturar e poderá vergar-se a um resultado negativo.
No Pavilhão dos Prazeres, pelas 19 horas, defrontam-se PRAZERES-CURRAL DAS FREIRAS, duas equipas de nível semelhante, embora a da casa trabalhe e pense mais as suas jogadas. O improviso atacante do Curral poderá trazer dificuldades a uma das equipas que melhor defende neste campeonato, mas os Prazeres poderão obter vantagens da falta de eficácia defensiva do Curral, que soçobra em momentos importantes dos jogos. Quanto ao estado de forma das duas equipas, enquanto o Curral não parece atravessar um dos melhores momentos, os Prazeres estão em bom plano e, por isso, deverão acabar vencendo.
in, Madeira Futsal Fórum, 6/4/2006

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial