abril 23, 2007

ALTERAÇÃO AO ARTº. 5104.5 DO RPO DE FUTSAL

No seguimento do nosso C.O. nº 397 (rectificado) de 17.05.2006 e do C.O. nº 452 de 29.06.2006, vimos pelo presente informar o seguinte:

• Em virtude do artº 5104.5 do RPO de Futsal estar em clara violação com o principio definido na Assembleia-geral da FPF, de 13 de Maio de 2006, para o Regulamento de Provas Oficiais da Federaço Portuguesa de Futebol;
• Em virtude do referido artº 5104.5 do RPO estar em desconformidade com as directrizes emitidas pelo Governo Português e pela UEFA;
• Em virtude de, pelos motivos expostos, ser necessário alterar urgentemente todas as alíneas do artº 5104.5 do RPO de Futsal.
• Em virtude de podermos considerar a Época de 2006/2007 como ano de transição e adaptação dos Clubes à nova realidade, vimos pelo presente informar que a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol, de forma a harmonizar toda a regulamentação desportiva, vai apresentar na próxima Assembleia Geral de Abril, para começar a vigorar na próxima Época de 2007/2008, a seguinte proposta:

ARTIGO 5104.5 (RPO FUTSAL)
1. Os Clubes podem inscrever jogadores profissionais e amadores.
2. Sem prejuízo no disposto no número anterior, os Clubes têm obrigatoriamente de inscrever, pelo menos, o número de jogadores formados localmente, profissionais ou amadores, nas fichas técnicas (mod.144) dos jogos das competições que a seguir se discrimina:

ÉPOCA 2007/2008
a) No Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Futsal, seis (6) jogadores formados localmente;
b) No Campeonato Nacional da 2ª e 3ª Divisão de Futsal, oito (8) jogadores formados localmente;
c) Nos Campeonatos Distritais de Futsal, dez (10) jogadores formados localmente;

ÉPOCA 2008/2009 e SEGUINTES
a) No Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Futsal, oito (8) jogadores formados localmente;
b) No Campeonato Nacional da 2ª e 3ª Divisão de Futsal, dez (10) jogadores formados localmente;
c) Nos Campeonatos Distritais de Futsal, doze (12) jogadores formados localmente;
3. Para efeitos do presente artigo entende-se por “jogador formado localmente” aquele que tenha sido inscrito na Federaço Portuguesa de Futebol, pelo menos, durante três (3)épocas desportivas entre os quinze (15) e os vinte e um (21) anos de idade.

Assim solicitamos que todos os Clubes directamente interessados no Futsal, tenham esta proposta em linha de conta na formaço dos planteis da próxima época e seguintes.
P’la Direcço da FPF

3 Comentários:

Às terça-feira, abril 24, 2007 12:22:00 da tarde , Blogger Unknown disse...

Gostaria de deixar aqui um comentário acerca desta notícia:

1) Esta alteração na inscrição de jogadores, penso que é copiada na íntegra da do futebol. Sendo a ficha de jogo do futebol formada por 18 jogadores e a de futsal por 12, aplica-se o mesmo número mínimo de jogadores formados localmente?
2) E os vários jogadores de futsal que, por vários motivos, não possuam 3 inscrições na FPF, mesmo nascidos e criados em Portugal que são considerados? Pela definição de “jogador formado localmente” não contempla estes jogadores portugueses!!!!
3) Sendo que o número de jogadores formados localmente, nos distritais – 10, terão que constar da ficha técnica dos jogos da competição. O que acontece nos casos em que num qualquer jogo uma equipa dispor de um número inferior a esse para o jogo???
4) Um jogador que possa ter praticado outra modalidade entre os 15 e 21 anos não conta para a FPF? No meu caso, tenho duas inscrições quando tinha 18 e 19 na Federação Portuguesa de Andebol, e outras 5 nos anos seguintes, entre os 20 e os 24. Não sou um jogador formado localmente! Terei muitas menos possibilidades de poder fazer parte de uma equipa… Como eu, ainda existem outros que somente desde a criação do campeonato regional de futsal começaram a praticar uma modalidade federada, ou porque sempre jogaram num INATEL ou somente porque nunca foi opção…
5) E muito mais poderia ser dito!

Isto são algumas dúvidas / comentários que gostaria que fossem abordados por alguém mais conhecedor destas novas orientações.

Desde já, o meu obrigado,

Rui Figueira (adepto de Futsal, não de “futebol de 5” ou qualquer outra coisa que as gentes do Futebol queiram fazer ao Futsal)

 
Às terça-feira, abril 24, 2007 4:19:00 da tarde , Blogger Unknown disse...

Quero só acrescentar que no ponto 4) as outras 5 inscrições são na FPF na modalidade de Futsal.

Rui Figueira

 
Às quinta-feira, abril 26, 2007 10:39:00 da manhã , Blogger César Rosa disse...

Queria destacar que isto trata-se apenas de uma proposta da Direcção da FPF, e que irá a aprovação na próxima Assembleia Geral, e que poderá ser retificada. Ficamos a aguardar....

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial